A História
O mel natural, produzido a sensivelmente 800 metros de altitude nas encostas da Serra da Estrela, sob a marca “Casa do Pisco”, tem por trás uma história fascinante de amor ao conhecido néctar, que remonta ao antanho, aos bisavós de Carlos Antunes e terá tido na avó Margarida, a principal fonte inspiradora e impulsionadora, pelo seu carácter, pela sua fibra, pela sua determinação.
Não será despiciendo dizer que na família Pisco, (sublinhe-se que Pisco é alcunha paterna que Carlos Antunes entendeu eternizar, trazendo-a para a marca criada) o mel, tinha quase o estigma de devoção; só que, refugiando-se no princípio de que, “primeiro está a obrigação, depois a devoção”, não raras vezes, o mel era a “obrigação”.
Carlos Antunes, veterinário de profissão, nascido em Vasco Esteves de Cima, pequena aldeia da freguesia de Alvoco da Serra, concelho de Seia, na encosta sudoeste da Serra da Estrela, cresceu, pode dizer-se no seio da apicultura e da produção de mel, daí a sua paixão sempre em crescendo ao longo dos anos, mesmo que por imperativos da sua profissão se visse impedido de estar tão perto quanto o coração lhe pedia.
Porém, sabendo que o mel produzido na sua região era algo especial, entendeu que devia partilhar essa experiência para lá dos que o rodeavam, com o mundo. E assim, há cerca de quatro anos, numa daquelas conversas de conterrâneos, a recordar o passado, as vivências difíceis e agrestes porque haviam passado pais, avós e de que, mesmo que ao de leve, ainda havia provado um bocadinho, decidiu recuperar a tradição da produção natural do precioso néctar.
Daí, a surgir a “Casa do Pisco”, marca que reflete a tradição e a qualidade do mel produzido na Serra da Estrela, foi um salto.
Porque é isso mesmo: a “Casa do Pisco” tem como objetivo número um, produzir mel natural de alta qualidade, no estrito respeito pela tradição e sustentabilidade, valorizando a produção artesanal, não se coibindo a utilizar métodos tradicionais na colheita e no processamento do mel, mantendo desse modo todo o sabor e propriedades naturais.
Isso, acreditamos, será no futuro a imagem de marca do mel produzido na “Casa do Pisco”.
Valorizar o papel das abelhas na natureza, procurar promover a sua proteção e preservação, porque há sobre isso uma enorme ignorância, será igualmente um desígnio da “Casa do Pisco”.
A “Casa Pisco” é como se subentende, uma marca de mel natural de altíssima qualidade, produzido nas belas encostas do planalto da Serra da Estrela, que reflete a tradição e enorme paixão pela apicultura de Carlos Antunes e em geral, da família “Pisco”.
A sua qualidade superior e o seu sabor autêntico e genuíno, é a escolha certa, deliciosa e agradável para quem valoriza a produção artesanal e sustentável dos alimentos.